...
Sou Natividade Pereira, nasci em Brejões-Ba. Somos de uma família de sete irmãos, atualmente todos moram em Salvador-Ba.
Nasci de uma família Católica, mas me tornei católica por convicção e fé! Morava no interior do Estado, em Dário Meira, e comecei a participar da Igreja local para falar de Deus e não deixar a espiritualidade enfraquecer, e reivindicar melhores condições para o povo empobrecido. E nesse barco navego até hoje.
2) Como foi o chamado a vida religiosa?
Na Catequese, percebi que poderia falar de Deus e reavivar a fé através da arte! Entrei no Grupo de Jovens e acompanhava minha mãe nas visitas às famílias. Um dia, voltando da Celebração Eucarística, encontrei no folheto: O Domingo, um convite que dizia: “Jovem se você quer falar de Deus através dos Meios de Comunicações, e se dedicar a Ele, escreva-nos”. Escrevi e a correspondência foi parar no Seminário dos Padres Paulinos. Me correspondi um ano com as Irmãs Paulinas e escondido da minha mãe, pois um dia ela falou: “jamais deixarei uma filha minha ser freira porque sofre muito!” Ops! Comecei a exigir de Deus a sua conversão, pois sem o seu consentimento, não tinha negociação! Deus se encarregou e resolveu tudo! Aprendi a deixar TUDO! Deixei tudo quando entrei na Congregação das Irmãs Paulinas, fui obrigada a deixar tudo quando aconteceu um acidente automobilístico e fiquei paraplégica, deixei tudo quando vim ser missionária nos Estados Unidos! E confesso-lhe que recebi “cem vezes mais, de tudo o que deixei”. Só o Cristianismo consegue expressar este Mistério!
3) Quais as missões mais importantes que você já esteve envolvida?
Já estive em varias missões, mas destaco algumas: Estive em Maringá, no Paraná, e numa clinica de fisioterapia a diretora, suspendeu todos os trabalhos para um dia de espiritualidade e formação para os médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e funcionários da manutenção, eu disse para eles: eu vim retribuir tudo o que vocês fazem para os doentes, deficientes e pobres. Geralmente vocês são nossos professores, hoje serão alunos. Aprendi que cada um de nós é mestre em sua própria profissão!
Em São Luiz, no Maranhão, a diretora suspendeu as aulas e eu fiz um workshop com todos os professores por quatro horas, no final a diretora me deu três litros de leite e me mostrou as vacas que tinham na escola para alimentar as crianças! Foi o maior pagamento que já recebi! Até hoje, eu sinto o sabor daquela gente!
E o terceiro é estar trabalhando aqui nos Estados Unidos como missionária, já visitei varias Paróquias e ministrei workshops em: Everett, Framingham, Allston, Rokland, Brocton, East Boston e Jamaica Plain, com jovens e catequistas americanas e brasileiras. Tenho espalhado a semente do Reino para o “resto de Israel” que habita neste país!
4) Fale um pouco do seu envolvimento com a pastoral ou trabalho catequético.
Após minha primeira Eucaristia, me tornei auxiliar de catequese, e continuo até hoje! Ao me tornar uma Irmã Paulina, percebi que a Catequese tem um só foco: Jesus! Um só objetivo: torná-lo conhecido! Uma só finalidade: viver o que ele ensinou! Sinto que a nossa catequese precisa ser Bíblica, centrada numa espiritualidade Bíblica. Nossas crianças precisam aprender a contar as histórias, parábolas do Primeiro e Segundo Testamentos. E podemos tornar Jesus mais conhecido e amado através da ludicidade, das técnicas de contar histórias, do cinema, da arte, das musicas e dinâmicas! Hoje, na Hiper-Modernidade, uma imagem fala mais que mil palavras. A Musica marca mais que um discurso, pois ela trás emoção e encantamento. Como diz o poeta: “Deus é canção!”
5) Relata-nos o seu envolvimento com a midia católica.
O Carisma da nossa Congregação é falar de Deus através dos Meios de Comunicação, e daqueles que as Ciências humana ainda vai inventar. Em São Paulo, trabalhei nas TVs: SBT, Aparecida, Rede Vida, Canção Nova e Gazeta e na Arquidiocese, nas Rádios: 9 de Julho, Jovem Pan, Radio America, Radio Gazeta, Eldorado. Dava acessória de imprensa nas Paróquias, para as festas dos padroeiros, chegada de relíquias dos santos, orientação em eventos como casamento, shows e por ai vai.
6) Qual é o projeto de ir trabalhar em USA?
O nosso projeto aqui é trabalhar com os imigrantes de língua portuguesa, que é a segunda língua mais falada em Massachusetts no momento, e sobretudo com os brasileiros. Oferecer o que somos como missionárias: nossa presença, apoio, comunicação e espiritualidade, centrada em São Paulo. Que se tornou nômade e imigrante por causa da Palavra!
Depois de Jesus, Paulo, foi quem mais iluminou o rosto do cristianismo. Deu o formato teórico, seduziu e ensinou que em Cristo está a plenitude do Sagrado, do Mistério. Sua experiência de conversão foi dramática e comovente. Tinha um caráter impetuoso e isso causou atrito na Comunidade cristã. Já sem esperança de viver, sente que foi abandonado, condenado, sem advogado de defesa, sem amigos e sem recursos. Como disse o Frei Tito: “é melhor morrer do que perder a vida!” Vejo em Paulo a experiência de muitos imigrantes que já passaram por aqui.
7) Fale-nos sobre as suas obras literárias.
Por três anos fiz uma apresentação na TV Rede Vida,no “Espaço criança” na parte pedagógica e catequética, ensinado as crianças e professores a conhecerem o cristianismo através da arte. Rememorando, a Arte nasceu na Igreja e foi apoiada e financiada por bispos e Papas durante séculos! A Catequese era feita através da Arte, nosso povo não sabia ler! O nosso foco era o de popularizando os símbolos cristãos. O segundo foco era a preocupação ecológica, aprendi no Cristianismo que o Planeta é um ser vivo e precisa de cuidados, de água, alimento e proteção. O nosso foco é de transformar o lixo, que nós produzimos, em arte e conscientização. Fiz uma pesquisa vasta e depois comecei a lançar um livro cada ano. Tenho 5 livros lançados no Brasil, quatro em Portugal e um esta sendo escrito para ser lançado aqui e deverá sair em 2012. Lancei também quatro DVDs. E osLivros: 1. Artes Histórias e Mitos do Natal- 2003 (6ª.Edição) /2. Enfeites Presentes e Idéias para o dia das Mães – 2004 (5ª. Edição) /3. Presentes Enfeites e idéias para o dia dos Pais – 2005 (6ª. Edição) /4. Brinquedoteca: Jogos brinquedos e Brincadeiras- 2006 (6ª. Edição) /5.Cultura Popular e Folclore na Educação 2008 5ª. Edição /6. Páscoa – Judaica, Cristã (em preparação) 2012/7. Dia das crianças (em preparação) 2013. /8. Ecologia e Educação (em preparação) 2014. DVDs: 1. Brinquedoteca – Brinquedos e Brincantes – 2009. / 2. Oficina de Brinquedos – 2010. / 3. Artes e Sucata na Educação 2011/ 4. Artes e Dobradura na Aprendizagem 2011
8) Deixe uma mensagem para o povo da Comunidade Paroquial.
Esta Paróquia que nos acolheu é a nossa casa Espiritual, o nosso Espaço Sagrado, a nossa Comunidade. Aqui estão os nossos amigos que se tornaram nossos familiares, por estarem mais próximos de nós! Sejamos aqui discípulos do Mestre e missionários da Palavra. Que possamos Evangelizar a todos através da fé que recebemos dos nossos antepassados, da religiosidade popular que expressamos.
Meu endereço:
50 St. Paul,s Avenue - Jamaica Plain. Boston, MA , USA – 02130 -sisternatividade@hotmails.com
Ir. Natividade Pereira, fsp é Escritora, Artista Plástica, Arte Educadora, fez Filosofia pela UNIBAN (Universidade Bandeirante) e Mestrado em Ciências da Religião pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Pulo). Mora atualmente em Boston, MA, nos Estados Unidos da América. Está fazendo um trabalho Missionário com as Comunidades de língua portuguesa. Ingressou na Congregação das Irmãs Paulinas, daqui de Salvador, e sua família mora aqui, no Cabula, sua mãe é D. Maria Pereira e sua irmã é Rita Pereira, ambas pertencem a esta Comunidade Paroquial Nossa Senhora Aparecida 19BC.
